Dia da Terra



 Você sabia que hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia da Terra?
 Criada pelo senador norte-americano, Gaylord Nelson, a data é um apelo para a conscientização sobre os impactos de nossas ações no meio ambiente.
  Em todo o mundo estão programados eventos para celebrar a data e despertar nossa atenção para a importância do engajamento, a fim de reduzir nossa pegada ambiental.
  Procure saber a programação de sua cidade e adote uma atitude sustentável, o planeta agradece!
  Confira algumas dicas para se tornar um cidadão responsável ambientalmente:
  • Fechar a torneira enquanto ensaboa as louças ou escova os dentes evita o desperdício de água.
  • Prefira luz natural! Abra janelas e cortinas e aproveite ao máximo a energia solar! A circulação do ar também é favorecida, reduzindo o uso de ventiladores e ar-condicionado.
  • Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode gerar uma economia de 60% no consumo de energia.
  • Troque o carro por uma bicicleta, além de fazer bem a saúde, faz bem ao meio ambiente e ao seu bolso que vai economizar gastos no posto de combustível.
  • Uma sacola plástica leva mais de 100 anos para se decompor no ambiente. Leve sua própria sacolinha as compras. As ecobags suportam uma maior quantidade de itens e são ecologicamente corretas.
  • Nunca jogue o óleo da fritura no encanamento ou no solo. Um litro de óleo é capaz de poluir até um milhão de litros de água! Reaproveite o material fazendo sabão ou doando a cooperativas que desenvolvem este trabalho.
  • Não deixe a geladeira ou frezer próximos ao fogão, a proximidade força os aparelhos a consumirem mais energia para compensar o ganho de calor. Mantê-los a uma distância de 15 cm da parede também combate o superaquecimento.
  • Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar para limpar o quintal, garagem, calçada...
  • Separe o lixo orgânico do lixo reciclável.  O lixo orgânico (restos de comida) pode ser reaproveitado como adubo em vasos e jardins e o lixo reciclável pode atuar como fonte de renda para ongs e cooperativas de reciclagem. Além de reduzir o consumo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos e combater a sobrecarga dos aterros sanitários.
  • Desligue o monitor do computador ou coloque-o para dormir se for se ausentar por mais de 30 minutos. Durante a noite, tire da tomada equipamentos que usam a luz “stand by” 


 *  Gostou das dicas? Consulte “Manual de Etiqueta Sustentável” do projeto Planeta Sustentável da Editora Abril, no site estão disponíveis 120 dicas e um teste para descobrir se você é uma pessoa sustentável. Vale a pena conferir em http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/index.php

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima