O buraco de rato e a importância da prevenção


   Ao contrário do que possa parecer, o “buraco de rato” do qual estamos falando não é aquele produzido por um certo roedor peludo, mas um tipo de problema que pode resultar em situações desastrosas em tanques e silos de armazenamento de pó.
   O buraco de rato, ou rathole, nesses compartimentos se forma quando um deslocamento de pó no interior do tanque resulta em uma coluna cilíndrica
que produz um grande vácuo no interior do recipiente.
  A formação do buraco de rato em silos e tanques dificulta o escoamento do conteúdo armazenado, além de, em casos mais extremos, provocar a pressurização do silo e, consequentemente, um acidente mais grave.
  Mas afinal, existe uma maneira de prever a formação do buraco de rato?
  Cientistas que estudaram a mecânica do pó asseguram que este é um fenômeno previsível e que pode ser detectado através do cálculo do diâmetro crítico do buraco.
  O Powder Flow Tester, analisador de fluxo de pó Brookfield, possui um software capaz de realizar os cálculos necessários e detectar a formação do problema.
  O PFT é recomendado para medição do comportamento do fluxo de pó, uma vez que otimiza o processo ao caracterizar a fluidez da amostra, auxilia na escolha adequada do tanque para o armazenamento e ainda evita consequências desastrosas.
PFT: analisa o comportamento do pó no processo industrial
*Matéria extraída do boletim Braseq nº06 / Janeiro de 2011


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima