Brix

   Criada por Adolf Brix, Brix (°Bx) é uma escala numérica utilizada para determinar a quantidade de sólidos solúveis em uma solução de sacarose, ou seja, a quantidade de sólidos solúveis é a soma de todos os sólidos (açúcar, sal, proteínas, ácidos, etc.) dissolvidos em água.
   Por exemplo, em uma solução com 25g de sacarose e 75g de água, 100g representam o total da solução que possui 25°Bx.
   Derivada da escala de Balling, a escala Brix é comumente utilizada no segmento alimentício para a quantificação de açúcares na própria indústria de açúcar, na fabricação de sucos de frutas, vinhos, bebidas gaseificadas, leite condensado, geleias, gelatinas, entre outros.
   O refratômetro é o instrumento utilizado para realizar a medição da concentração das soluções aquosas. O princípio de funcionamento desse equipamento é através da refratometria.

Refratometria e refratômetros
refração
   Refração é a mudança de direção do raio de luz ao penetrar em um meio líquido. Essa alteração na direção do feixe de luz é medida em graus para a determinação do ângulo de refração. Nesse sentido, a função do refratômetro é medir e transformar os ângulos de refração em índices de refração (nD), usados para determinar a concentração de uma solução, já que o índice de refração varia de acordo com a concentração.
   Com apenas algumas gotas de solução o refratômetro realiza medições de concentrações de soluções aquosas e sua aplicação atende desde a área agrícola, passando pela indústria de alimentos e de manufaturados, até empresas do setor químico e de papel.

Refratômetros Electron Machine – Ficha Técnica

DSA


DSA E-Scan- Refratômetro de bancada para medições em líquidos claros, opacos e com sólidos suspensos. Mede o ângulo crítico de refração do fluido e correlaciona índice de refração com porcentagem de sólidos dissolvidos- brix.



MPR E-Scan- Refratômetro para monitoramento e controle de fluidos em processo através da medição contínua do índice de refração e indicação de parâmetros como concentração ou porcentagem de sólidos dissolvidos- brix. Não sofre interferência de cor ou turbidez do meio, assim como a presença de bolhas ou sólidos em suspensão.
Equipamento calibrado de acordo com a aplicação do cliente.
Configurações: possibilidade de calibração em múltiplas faixas de leitura, controle PID, versão sanitária e para instalação em tanques.
Permite controle de até 2 cabeças sensoras por unidade de monitoramento.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima