Análise colorimétrica na indústria de alimentos


   É fácil entender por que a cor é um importante atributo para a indústria alimentar. Como são raros os supermercados que permitem que os consumidores provem os produtos alimentares antes de comprá-lo é comum julgamos a qualidade dos alimentos com base na cor, já que frequentemente relacionamos cor e sabor.
   Ciente disso, a indústria alimentícia faz um controle rigoroso da cor dos ingredientes e das mudanças que ocorrem durante cada etapa da produção. Nesse sentido, instrumentos de medição colorimétrica são utilizados ​​para verificar a cor do ingrediente e avaliar a eficiência de processos em obter ou manter a cor do produto desejado.
   A medição das cores dos alimentos é importante por que fornece índices para mensuração da qualidade de alimentos crus e processados para uso em controle de qualidade, documentação e comunicação.
   Sistemas de medição de cor são usados ​​para medir uma ampla gama de produtos alimentares, como frutas/ vegetais frescos e processados​​, produtos lácteos, carnes (incluindo peixes e aves), especiarias, temperos, cereais, grãos, óleos, xaropes, açúcar e bebidas.
   Conheça os benefícios da medição quantitativa da cor nos alimentos:

 Melhora dos fornecedores e da comunicação com o cliente

• Consistência da cor

 Melhoria do sabor do produto

 Redução de resíduos

 Densidade e conteúdo uniforme do produto 

 
Maior satisfação do cliente

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima