Por que medir brilho?


Medidor de Brilho da Rhopoint

   Brilho é um aspecto da percepção visual de objetos que é tão importante quanto as cores quando se considera o impacto psicológico dos produtos no consumidor.
   Convencionou-se definir Brilho como “ O atributo de superfícies que faz com que elas tenham aparência brilhante, acetinada ou metálica”.
   O brilho de uma superfície pode ser muito influenciado por uma série de fatores, por exemplo, a suavidade alcançada durante o polimento, a quantidade/ tipo de revestimento aplicado e a qualidade do substrato.
   Fabricantes projetam seus produtos para ter apelo máximo – painéis de carro altamente reflexivos, capas de revista brilhantes e design de mobiliário em cetim preto.
   É importante, portanto, que os níveis de brilho sejam alcançados de forma consistente em cada produto ou através de diferentes lotes de produtos.
   O brilho também pode ser uma medida de qualidade de uma superfície, por exemplo, uma gota no brilho de uma superfície revestida pode indicar problemas com a sua cura, levando a falhas, tais como má aderência ou a falta de proteção para a superfície revestida.
   É por estas razões que inúmeras indústrias transformadoras monitoram o brilho de seus produtos, de carros, impressão de embalagens para alimentos, produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima