Diferenças entre viscosímetros LV, RV, HA e HB

Dependendo das características reológicas dos produtos em questão (newtonianos ou não newtonianos) a viscosidade de fluidos pode variar, de composto para composto. De um material muito fluido, como a água, até compostos com alta porcentagem de sólidos, como tintas, pasta de solda, pomadas, pode-se variar de 1 a centenas de milhões de centipoise.

Como não existe um único equipamento capaz de medir tamanha faixa, a Brookfield dividiu esta enorme amplitude em quatro faixas de viscosidade, criando as séries de viscosímetros LV, RV, HA e HB:


LV = Low Viscosity              Faixa:  1 a 2 milhões de centipoise;
RV = Regular Viscosity      Faixa:  até 40 milhões de centipoise;
HA = High Viscosity A        Faixa:  até 80 milhões de centipoise;
HB = High Viscosity B        Faixa:  até 320 milhões de centipoise.

As designações LV, RV, HA e HB referem-se aos torques de mola dos viscosímetros.  O viscosímetro Brookfield mede torque, que é a capacidade de deflexão de sua mola interna.
Além da mola, os sensores de cisalhamento (spindles) são diferentes em tamanho e área superficial, sendo que as velocidades rotacionais também divergem entre si.

Em suma, apesar de serem equipamentos do mesmo fabricante, as condições de medida são diferentes de um modelo para o outro.

Resultados de viscosidade de um produto, medidos com viscosímetros de modelos distintos não podem ser comparados, pois o mesmo produto foi medido em condições diferentes de cisalhamento.
 
Algumas dicas para solucionar o problema, medir a amostra nas mesmas condições, ou seja: viscosímetro com o mesmo torque, o mesmo sensor de cisalhamento girando na mesma velocidade, mesmo tempo de análise e béquer com volume determinado.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima