Refratometria em frutas, geleias e sucos (Parte 1)

    A refração ocorre quando um feixe de luz, incidindo obliquamente, muda de direção quando passa de um meio, por exemplo, gasoso para líquido e apresenta velocidade da luz diferente. O desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz. A grandeza física que relaciona as velocidades nos dois meios é o índice de refração (n21), que é definido como o sendo a razão entre a velocidade da luz no primeiro meio (v1) e a velocidade da luz no segundo meio (v2).
n21 = v1/v2
   O princípio do refratômetro consiste em incidir um feixe de luz sobre um prisma. Parte da luz incidente mede o ângulo crítico, o ângulo de incidência maior que o ângulo critico é refratado, e o ângulo de incidência menor que o ângulo critico é refletido no CCD (charge coupled device), resultando no índice de refração.
O cano verde parece distorcer no líquido. (Fonte: Wikipédia)
     No cotidiano, por exemplo, podemos observar que um canudinho tem sua forma aparentemente distorcida quando inserido em um copo de água. O canudinho não está na verdade distorcido, mas o vemos assim porque a luz que está passando pelo ar muda de direção quando passa pela água.   Cada material possui um índice de refração próprio, dependendo de sua composição molecular, pressão e temperatura às quais está exposto. A água no estado líquido tem um índice de refração diferente de quando está no estado sólido (gelo) ou no gasoso (vapor).
    O índice de refração é uma propriedade física importante de substâncias sólidas, líquidas e gases. A medida de índice de refração pode ser usada para determinar a concentração de uma solução, pois o índice de refração varia com a concentração.
    Em geral, quando a densidade de um meio aumenta, o seu índice de refração também aumenta. Como variações de temperatura e pressão alteram a densidade, conclui-se que essas alterações também alteram o índice de refração. No caso dos sólidos, essa alteração é pequena, mas para os líquidos, as variações de temperatura são importantes, e no caso dos gases tanto as variações de temperatura como as de pressão devem ser consideradas.
    A escala Brix (símbolo ºBrix) é baseada pelo número de gramas de açúcar dissolvidos em 100 g de solução. Quando se mede o índice de refração de uma solução de açúcar, a leitura em grau Brix deve combinar com a concentração real de açúcar na solução. As escalas em percentagem de Brix apresentam as concentrações percentuais dos sólidos solúveis contidos em uma amostra (solução aquosa). Os sólidos solúveis contidos são o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas, ácidos, etc.

Faixa de Brix para alguns produtos

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
14 de agosto de 2014 às 11:10

Olá,

Gostaria de saber o °Brix do mel, vocês saberiam me informar? Grata!

Resposta
avatar