Refratometria em frutas, geleias e sucos (Parte 3)


Electron Machine Corp. e os Refratômetros
MPR E-Scan
DSA E-Scan
   A Electron Machine é uma empresa norte americana representada no Brasil pela Braseq para vendas e assistência técnica. A empresa é fabricante de refratômetros de bancada, modelo DSA E-Scan e de processo, MPR E-Scan. Esses equipamentos trabalham com princípio de medição do angulo crítico para medição de índice de refração e conseqüente correlação entre esse parâmetro e as unidades °Brix, % de sólidos, °Baumé, etc.
   Nesses equipamentos, a luz emitida pelo LED incide sobre a interface prisma-líquido através de uma série de ângulos. Os ângulos incidentes que forem totalmente refletidos sensibilizarão o CCD (matriz de diodos com 2592 pixels, que converte energia luminosa em energia elétrica), que enviará o sinal de 4 a 20mA ou de 0 a 10V. A sensibilização do CCD é proporcional à variável de processo.
   O tempo de resposta dos sistemas, de bancada e de processo, é igual a 250 mili-segundos possibilitando uma rápida atualização dos dados. Há indicação da leitura direta da variável a ser controlada além da temperatura de processo, além de alarmes.
   Para os equipamentos de bancada, a exatidão de leitura é igual a ± 0,000075 ou 0,05°Brix ou 0,1% de sólidos. Para os equipamentos de processo, a exatidão equivale a 1% da faixa de leitura.
   Para os equipamentos de processo, existem opções para conexão de válvula de isolamento que permite o bloqueio da cabeça sensora sem a necessidade de parar o processo produtivo; controle automático para lavagem do prisma, calibração em múltiplas faixas de trabalho, instalação em tanques ou através de conexões sanitárias ou flangeadas.


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima