Viscosidade x temperatura: mudanças reversíveis?


   O aumento da temperatura diminui a viscosidade da maioria dos materiais se não houver reação química, evaporação de solventes e/ou ocorrer degradação da amostra. Já a diminuição da temperatura aumenta a viscosidade. 
   Essas mudanças, no entanto, não são permanentes, sendo consideradas termicamente reversíveis ou "termorreversíveis".
Veja a seguir alguns exemplos:
- Líquidos de silicone diminuem a viscosidade sob aquecimento moderado, mas recuperam a sua viscosidade inicial em cima de refrigeração à temperatura original. O mesmo vale para alimentos como mel, por exemplo.
- Colas ou adesivos são normalmente concebidos para mudar de líquido na aplicação inicial para sólidos - a viscosidade aumenta à medida que a reação química ocorre e a mudança é permanente ou irreversível.
- Chocolates são muito sensíveis à temperatura - chocolate sólido quando aquecido se desmancha e ainda mais aquecido diminui a viscosidade. Vale ressaltar que o superaquecimento pode degradar esta mistura complexa e saborosa. Portanto, se a amostra é resfriada para solidificar e então re-derretida, sua viscosidade pode não se manter a mesma que a apresentada durante o primeiro aquecimento, mesmo na mesma temperatura. Assim, o superaquecimento pode alterar permanentemente a viscosidade a uma dada temperatura.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima