CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo


Os cimentos asfálticos de petróleo (CAP) são materiais de propriedades adesivas, termoplásticas e viscoelásticas. Essas propriedades são obtidas adicionando ao betume, ligantes para alterar a reologia e alcançar características funcionais diferenciadas.

Os compostos químicos modificadores são o Estireno-Butadieno, (pó de borracha, SBR), e polímeros elastômeros, como o Estireno-Butadieno-Estireno,(SBS) e o  Etileno Acetato de Vinila, (EVA).

Cada tipo de composto químico é selecionado a fim de alcançar as modificações das propriedades reológicas com a finalidade de resultar em características como: aumentar a elasticidade, obter menor deformação plástica quando submetidos a ambientes a altas temperaturas, melhorar a resistência a fadiga retardando o  envelhecimento e rachaduras, aumentar a durabilidade e a vida útil dos pavimentos e revestimentos de impermeabilização.

A escolha do tipo de CAP modificado é feita em função a aplicação a qual se destina e as condições operacionais viáveis de serem executadas. As especificações técnicas dos produtos asfálticos são apresentadas no site da ABEDA – AssociaçãoBrasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto.

Os benefícios resultam em menores custos com manutenções de pavimentos revestidos com CAP modificados comparados a pavimentos asfálticos convencionais apenas com betume.

Asfaltos modificados com o pó de
borracha (SBR), têm origem no reuso da borracha extraída do descarte de pneus, sendo efetivo benefício ecológico.

Rodovias pavimentadas com CAP borracha, incorporando maiores quantidades de pó de borracha, aumentam aderência dos veículos proporcionando maior segurança no trafego.

Pode ser incorporar entre 5% até 20% de pó de borracha. Quantidades superiores a 5% requer processamento em usina de asfalto móvel, com distancias de até 80 km do ponto de uso, devido condições de tratabilidade, requerendo controle tecnológico especializado.


Os CAPs modificados são muito mais viscosos do que o CAP convencional e requerem manuseio em temperaturas entre 170ºC a 180ºC para diminuir a viscosidade, permitindo tratamento correto no ponto de aplicação.

Para o asfalto convencional as temperaturas são na faixa de 135ºC.

As normas ABNT para analise da viscosidade não é a mesma do asfalto convencional.

Para os CAP modificados são as normas ABNT:
- NBR 15529 Asfalto modificado com borracha
- NBR 15184 Asfalto modificado com polímero.

Braseq detém tecnologia com instrumental para medição da viscosidade de asfaltos modificados.
Viscosímetros para monitoramento contínuo nas linhas de produção de usina de asfalto controlando o processo em tempo real.

Viscosímetros para a análise de asfaltos modificados atendendo as normas ABNT NBR 15184 e NBR 15529, e ASTM 4402

Com equipe de engenharia de aplicação, especifica sistemas instrumentais e capacita equipes de técnicas das usinas de asfalto na implantação dos sistemas.


Referências e sugestões de leitura

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