Os cimentos
asfálticos de petróleo (CAP) são materiais de propriedades
adesivas, termoplásticas e viscoelásticas. Essas propriedades são obtidas
adicionando ao betume, ligantes para alterar a reologia e alcançar características
funcionais diferenciadas.
Os
compostos químicos modificadores são o Estireno-Butadieno, (pó de borracha, SBR),
e polímeros elastômeros, como o Estireno-Butadieno-Estireno,(SBS) e o
Etileno Acetato de Vinila, (EVA).
Cada tipo
de composto químico é selecionado a fim de alcançar as modificações das propriedades
reológicas com a finalidade de resultar em características como: aumentar a
elasticidade, obter menor deformação plástica quando submetidos a ambientes a
altas temperaturas, melhorar a resistência a fadiga retardando o envelhecimento e rachaduras, aumentar a
durabilidade e a vida útil dos pavimentos e revestimentos de impermeabilização.
A escolha
do tipo de CAP modificado é feita em função a aplicação a qual se destina e as
condições operacionais viáveis de serem executadas. As especificações técnicas
dos produtos asfálticos são apresentadas no site da ABEDA – AssociaçãoBrasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto.
Os
benefícios resultam em menores custos com manutenções de pavimentos revestidos
com CAP modificados comparados a pavimentos asfálticos convencionais apenas com
betume.
Asfaltos modificados com o pó de
borracha (SBR), têm origem no reuso da borracha extraída do descarte de pneus, sendo efetivo benefício ecológico.
borracha (SBR), têm origem no reuso da borracha extraída do descarte de pneus, sendo efetivo benefício ecológico.
Rodovias pavimentadas com CAP borracha,
incorporando maiores quantidades de pó de borracha, aumentam aderência dos
veículos proporcionando maior segurança no trafego.
Pode ser
incorporar entre 5% até 20% de pó de borracha. Quantidades superiores a 5% requer
processamento em usina de asfalto móvel, com distancias de até 80 km do ponto
de uso, devido condições de tratabilidade, requerendo controle tecnológico
especializado.
Os CAPs
modificados são muito mais viscosos do que o CAP convencional e requerem
manuseio em temperaturas entre 170ºC a 180ºC para diminuir a viscosidade,
permitindo tratamento correto no ponto de aplicação.
Para o asfalto convencional as
temperaturas são na faixa de 135ºC.
As normas ABNT para analise da
viscosidade não é a mesma do asfalto convencional.
Para os CAP modificados são as
normas ABNT:
- NBR 15529 Asfalto
modificado com borracha
- NBR 15184 Asfalto
modificado com polímero.
Braseq detém tecnologia com
instrumental para medição da viscosidade de asfaltos modificados.
Viscosímetros para
monitoramento contínuo nas linhas de produção de usina de asfalto controlando o
processo em tempo real.
Viscosímetros para a análise
de asfaltos modificados atendendo as normas ABNT NBR 15184 e NBR 15529, e ASTM
4402
Com equipe de engenharia de
aplicação, especifica sistemas instrumentais e capacita equipes de técnicas das
usinas de asfalto na implantação dos sistemas.
Referências e sugestões de leitura