PINTURA E ACABAMENTOS AUTOMOTIVOS - Ferramentas para serviços de acabamentos e pintura em automóveis

A revista Exame em sua matéria intitulada “Como identificar se um carro usado foi maquiado?” lista alguns problemas enfrentados por vendedores de carros seminovos, sendo o primeiro deles o mais aparente de todos: a pintura!

Restaurar pinturas, sejam elas em quaisquer superfícies, é um trabalho que exige técnicas e grandes habilidades profissionais dos pintores. Para tanto, alguns recursos tecnológicos asseguram a qualidade dos serviços de pinturas nas montadoras de automóveis e nas oficinas de restaurações de funilaria.  São utilizados instrumentos muitos precisos com grande potencial para auxiliar em restaurações de quadros de grandes artistas, automóveis seminovos, entre outros tipos de produtos que necessitem passar por tal procedimento. Nesta postagem serão apresentados alguns equipamentos que auxiliam no controle de qualidade da pintura automotiva.

Por que medir a qualidade da superfície do automóvel?

    A espessura da camada de tinta que reveste a lataria é uma das determinantes da qualidade da pintura. Revendedores de automóveis seminovos, na hora da compra, precisam supor que o carro passou por alguma repintura e/ou reparo.  Mesmo que, checando visualmente a pintura, nos leve a crer estar perfeita, é possível que ela esconda alguma repintura, causada por um acidente ou por algum polimento malfeito, o que acaba danificando a tinta.
   Entre outros cuidados que o comprador deve ter, é necessário fazer a comparação da espessura da tinta na chaparia do carro em diversos pontos, a fim de avaliar, notando-se em todos os pontos, se a espessura é:
· regular e original de fábrica;
· muito espessa – revelando excesso de massa plástica
· muito fina – revelando remoção no polimento.
  A parte externa de qualquer peça/item/objeto é o que causa o maior impacto – seja ele bom ou mau – no consumidor. Para tanto, nos serviços de restauração da pintura automotiva é possível se utilizar de algumas ferramentas que auxiliarão na equalização da camada de revestimento, facilitando a condução do processo de repintura, objetivando alcançar a uniformidade na correção do acabamento. Tais ferramentas podem ser utilizadas em avaliações de parâmetros como a espessura da camada, o brilho, a cor, a aparência e a textura da pintura externa e de outros componentes e acessórios de acabamentos automotivos.
  O brilho – parâmetro citado acima – não está apenas relacionado à questão de estética, mas também é uma medida da qualidade de uma superfície, por exemplo, uma gota no brilho de uma superfície revestida pode indicar problemas com a sua cura, levando a falhas, tais como: má aderência ou a falta de proteção.
  São por estas razões que inúmeras indústrias transformadoras monitoram o brilho de seus produtos, de carros e impressão de embalagens até alimentos, produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos.
   Listamos abaixo algumas ferramentas bastante úteis para este tipo de serviço.

üMedidores de espessura
PosiPen®


Aparelho portátil que mede a espessura de filmes de revestimentos não magnéticos, em tintas, esmaltes, galvanização do aço e pinturas por eletroposição. Ideal para medições em superfícies pequenas ou difíceis de alcançar.





Positector 200®
Medidor de espessura de revestimentos sobre substrato plásticos, compósitos, concreto, metais; em recobrimento feito com múltiplas camadas, identifica e mede até três camadas distintas.

üIndicado para verificação de camadas em para-choques;
üTecnologia por ultrassom;
üWiFi, para exportação, sincronização e atualização de dados;
ü Visualização de dados com celulares e computadores interligados a rede.


CarCheck System Plus®


CarCheck System Plus é uma ferramenta para medições não destrutivas da espessura de revestimentos de materiais não magnéticos, tais como revestimentos de verniz, pintura, cromo ou zinco sobre o aço ou ferro. Mede também revestimentos eletricamente isolados tais como materiais laqueados ou anodizados sobre material não ferroso.
A sonda identifica o material de base por baixo do revestimento e troca para o método de medição correspondente (Fe ou NFe) automaticamente.
O instrumento permite ser criado um trabalho para cada veículo a ser inspecionado. O Sistema CarCheck PLUS pode conter até 10 postos de trabalho sendo os componentes do veículo como, por exemplo, o capô, porta direita, porta malas, e podem ser combinados em qualquer ordem para construir um procedimento de inspeção.


üMedidores de brilho e avaliação de superfície

Medidor de Brilho 20°/60°/85° e HAZE®





Medidor de Brilho e de luz refletida - Novo Gloss, ângulos de 20, 60 e 85° destinado a controles estatísticos em pontos ou na extensão da superfície.




üMemória permanente até 2000 leituras;
üTransferência de dados para PC;
üExecução de cálculos de máxima, mínima, média e coeficiente de variação. 
üIndicado para verificação de baixo, médio e alto brilho em superfícies;
üVerifica o efeito HAZE sobre a superfície (um efeito óptico causado por texturas microscópicas e/ou resíduos em superfícies, que causam perda de contraste e halo, e que podem ser vistos a partir de fontes de luz de alta intensidade).

Goniofotômetro IQ 20°/60°/85°®

Um instrumento portátil que utiliza uma nova tecnologia para examinar detalhadamente a luz distribuída no ângulo especular, quantificando a qualidade das superfícies que são imperceptíveis a um medidor de brilho padrão.

Além de verificar o brilho da superfície em três ângulos e o efeito HAZE, consegue verificar a nitidez da imagem refletida, analisando dessa forma um efeito conhecido como “casca de laranja” (pequenas ondulações na superfície que lembram uma casca de laranja, que podem ser causados por diversos fatores, influenciando na qualidade da pintura).

Aplicação nas indústrias:
ü  Fabricação e aplicação de tintas e vernizes;
ü  Metais polidos;
ü  Revestimentos em pó;
ü  Fabricante de plásticos;
ü  Tintas e impressões;
ü  Fabricantes de aditivos;
ü  Indústria automotiva
ü  Revestimentos em madeira;
Efeito Casca de Laranja (Orange Peel) 

Essas são algumas ferramentas que lhe auxiliarão no desenvolvimento de diversos processos relacionados à restauração e pintura de automóveis. A Braseq possui em seu laboratório todos os equipamentos acima citados, disponíveis para demonstração. Consulte-nos para maiores informações.
Fique atento!
Nas próximas postagens falaremos mais sobre alguns parâmetros aqui mencionados.

Revisão Bibliográfica

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
12 de julho de 2016 às 20:16

onde encontra essas de ferramenta para medições ?

Resposta
avatar
30 de outubro de 2016 às 12:54

Muito interesse seu blog .parabéns ..para saber sobre carros novos e lançamento no https://Meggacarros.blogspot.com boa sorte

Resposta
avatar