Teste de Aderência por Tração

Desde a criação da ABNT NBR 15877 os testes de tração em revestimentos têm se tornado cada vez mais comuns na indústria, devido a precisão e uniformidade na realização das medições.

Os testes de tração dependem do tipo de substrato e revestimento, além das dimensões do corpo de prova – dolly – para determinação das faixas de medição do instrumento. Para que os revestimentos tenham um desempenho satisfatório, eles devem aderir aos substratos sobre os quais são aplicados, e para isso devem passar por testes que quantificadores e qualificadores, já que muitas normas nacionais e internacionais exigem que a natureza da fratura seja registrada.

O Teste Pull-Off, um método de teste maximiza a tensão de tração em comparação com a tensão de cisalhamento aplicada por outros métodos, como raspagem ou adesão com faca, e os resultados podem não ser comparáveis.

Os testadores de aderência portáteis de pull-off operam usando pressão mecânica (torção manual), hidráulica (óleo) ou pneumática (ar).

A melhor repetibilidade é obtida quando a força de tração atua perpendicularmente à superfície que está sendo testada.



As principais naturezas de fratura são falha adesiva (falha na interface revestimento/substrato), coesiva (falha dentro do filme de revestimento ou do substrato), ou falha da cola (separação visível da cola de si mesma)

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