Sensores de umidade de solo


  
  A umidade do solo é altamente variável. Conhecer a quantidade de água disponível é de fundamental importância, pois indica qual a condição hídrica do local a ser analisado.
  Na prática, a umidade do solo pode influenciar em construções, plantações e na irrigação, já que a determinação da quantidade de água no solo serve como parâmetro para o volume de água que será empregado no sistema.
  Para efetuar medições de umidade do solo com qualidade são necessários sensores específicos para tal atividade. Os sensores de umidade de solo da Decagon são instrumentos amigáveis e interativos que possuem uma ótima relação custo/ benefício.
  As sondas são indicadas para estudos geotécnicos, avaliação da relação entre solo, água e planta e realizam medidas de permissividade dielétrica, condutividade elétrica, temperatura, além de umidade volumétrica de água.

5 dicas para o bom uso dos sensores:
1-  Teste o equipamento no laboratório antes de sair para instalar os sensores.
2-  Se possível, instale os sensores um dia após uma boa chuva. A instalação fica mais simples quando o solo está ligeiramente úmido.
3-   Use um tubo PVC para empurrar o sensor para o fundo do buraco.
4-  Passe os cabos através de uma tubulação de PVC abaixo da superfície para evitar que animais danifiquem o registrador de dados.
5-  Caso precise remover o sensor da área avaliada (para fins de plantio ou colheita, por exemplo), instale uma caixa de válvulas no subsolo para guardar os cabos até que o registrador seja colocado de novo. Isso também faz com que os sensores sejam encontrados mais facilmente.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima