Reômetros R/S - Aplicação em cimento


   A linha de reômetros R/S, fabricada pela Brookfield Eng. Laboratories, permite o controle de taxa e tensão de cisalhamento e foi projetada especificamente para atender os usuários que necessitam de testes rápidos e fáceis de realizar e interpretar os dados obtidos. A utilização do software Rheo3000 permite o controle, visualização gráfica e análises dos resultados a todos que reconheçam a necessidade de entender melhor o comportamento de escoamento de seus produtos.
   Além das tradicionais geometrias cone-placa e cilindros coaxiais, o R/S pode ser fornecido com sensores de geometria aletada, utilizados em produtos onde a presença de partículas promove sérias dificuldades no estudo das propriedades de fluxo de suspensões e pastas (slurries) como, por exemplo, molhos com pedaços até cimento.

O que é Tensão Limite de Escoamento?

   A habilidade de controlar a tensão de escoamento é uma poderosa ferramenta na caracterização de materiais que, pelo menos durante o repouso, comportam-se mais como sólidos que líquidos.    Produtos como pastas e géis são exemplos típicos e a medição da Tensão Limite de Escoamento fornece dados confiáveis sobre a sua estrutura.
  A força necessária para que um material comece a escoar é uma simples definição de Tensão Limite de Escoamento. Na figura abaixo apresenta-se uma curva típica dessa aplicação em cimentos:


   Note que a Tensão de Escoamento é baixa por se tratar de um cimento autonivelante e o cálculo do “modulus” indica a rigidez que o material apresenta.

Testes de deformação e recuperação (creep)

   Os reômetros com tensão controlada também permitem a realização de testes para detectar a natureza viscoelástica do material. Nos testes de deformação uma força constante é mantida na amostra durante um período de tempo. A resposta a essa força é graficada em função do tempo.       Para produtos elásticos, a aplicação da força deforma instantaneamente o material, que permanece assim até que a força seja removida, quando se recupera completamente. Em líquidos viscosos, por outro lado, o escoamento será imediato a uma taxa proporcional à força aplicada. Quando essa for removida, não haverá recuperação uma vez que não existe comportamento elástico.


   A figura acima apresenta um teste de deformação/ recuperação aplicada a cimento. Esse tipo de ensaio testa a mobilidade do fluido: uma fraca estrutura ou mais fluida apresentará movimento considerável e, por outro lado, materiais mais rígidos pouco movimento. O cálculo da “compliance” é um indicador de rigidez: altos valores referem-se a produtos mais fracos, com maior fluidez.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
11 de julho de 2017 às 13:43

Boa tarde, vocês tem este equipamento em disponibilidade para venda? Não encontrei no seu site.Vocês têm o manual de utilização desde equipamento na imagem? Gostaria de saber se é adequado para minha aplicação.


Obrigado

Resposta
avatar
12 de julho de 2017 às 09:57

Bom dia Ramón Victor, agradecemos pelo seu contato.
Para dar andamento na sua solicitação, por gentileza passar seu e-mail e telefone ou entrar em contato com a Braseq telefone 011 4016-000 e-mail atendimento@braseq.com.br.

Obrigado!

Resposta
avatar