Alerta: erros conceituais em calibração

Para que seu instrumento seja calibrado de acordo com os procedimentos do fabricante, utilize as informações deste documento para avaliar a metodologia do prestador de serviços de calibração.
  • Procedimentos de calibração: erros e acertos.
Verifique se os procedimentos utilizados para calibração e manutenção de seu instrumento seguem as orientações do fabricante.  Comprove a origem das informações contidas nos procedimentos através de auditoria e solicite documento de autorização do prestador de serviço pelo fabricante.
  • Calibração rastreada ao fluido padrão.
A validação da calibração é dependente da rastreabilidade dos instrumentos referências e padrões utilizados.  Fluido padrão primário certificado por órgão com reconhecimento internacional e viscosímetro grau Máster conferem maior grau de confiança aos resultados da calibração.
  • Rastreabilidade e recursos utilizados para controlar a temperatura do fluido.
Calibração pelo método direto exige temperatura rigorosamente controlada do fluido padrão. Alterações mínimas na temperatura influenciam no valor de viscosidade do fluido padrão causando flutuações na calibração do instrumento. O fluido padrão deve ser termostatizado em banho certificado com exatidão +/- 0,1 °C.


A BrasEq é credenciada pela Brookfield Engineering Laboratories Inc., possui equipe técnica altamente qualificada, ferramental especializado, estoque de peças originais para pronto atendimento, laboratório para calibração e aplicação com instrumentos e padrões rastreáveis e documentados.
Nossa missão é otimizar os resultados dos clientes Braseq®, responsabilidade assumida a partir da sua primeira consulta. Um compromisso permanente antes, durante e após o seu investimento.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
Anônimo
9 de junho de 2015 às 16:57

Para que erros sejam evitados é necessário o serviço de Calibração de Equipamentos.

Resposta
avatar