Guia do consumidor responsável

   Um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Braseq é a preocupação com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. Por esta razão, sempre buscamos compartilhar esta visão com você, nosso leitor e parceiro.
  Os 10 passos para o consumo sustentável elaborado pelo Instituto Akatu é um material interessante e que reflete bem nosso ideal. Confira:

1) Planeje suas compras
A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado e, com isso, compre menos e melhor, e ainda economize.

2) Avalie os impactos do seu consumo
Leve em consideração sua saúde, seu bolso, sua qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas.

3) Reflita sobre os seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo.

4) Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. É possível manter sua qualidade de vida cortando o desperdício.

5) Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar. Sabe por quê? É mais barato para você e muito mais barato para o planeta.

6) Separe seu lixo
Ao reciclar o lixo contribuímos para a economia de recursos naturias, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. E mais, com isso, você diminui o lixo que vai para os aterros e evita que a prefeitura cobre mais impostos ou taxas para manter os depósitos.

7) Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8) Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa! Para isso, vale encaminhar às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços. A inovação de produtos e gestão pode gerar bens mais sustentáveis e cada vez mais baratos.

9) Cobre os políticos
Exija de candidatos, governantes e partidos propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.

10) Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar familiares, amigos e pessoas mais próximas. Quanto mais consumidores atentos, mais as empresas serão cuidadosas e todos ganham.

Fonte:http://twixar.com/TIa4T3Oqp
Imagem: Getty Images

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima