Descubra a solução para análise de tamanho de partículas em altas concentrações


APS-100 

   A tecnologia ultrassônica foi desenvolvida com base no princípio de que a matéria é capaz de absorver o som, atenuando-o ou alterando sua velocidade, ou seja: o movimento de qualquer onda é afetado pelo meio onde ela está se propagando. Dessa forma, pode-se realizar medições em uma gama maior de amostras onde os métodos de espalhamento de luz e difração de laser apresentam baixa resolução.
   A Espectroscopia de Atenuação Acústica é a técnica adequada para análises de espectro de tamanho de partículas sem a necessidade de controle da concentração da fase dispersa (soluto), operando em meios opacos e espalhadores de luz. A análise é mais representativa, pois não há necessidade de diluição em um ensaio feito com uma população maior.
   Durante a execução do ensaio é possível manter a amostra sob agitação constante, favorecendo a homogeneidade da mistura e também possibilitando a medição real de partículas que sedimentam. Além de melhor veracidade para distribuições complexas e menor tempo de ensaio, em relação aos métodos ópticos.
   O Matec APS-100 utiliza a tecnologia acústica, para medir distribuição de tamanho de partícula sem a necessidade de diluição da amostra, atendendo uma faixa de 10 nm a 100 µm. É um instrumento robusto e versátil, podendo analisar uma variada gama de amostras: aquosas / não aquosas, opacas, emulsões, altamente viscosas, corrosivas, estericamente estabilizadas, com baixo potencial Zeta, etc. Medição simultânea de porcentagem de sólidos, pH, condutividade, temperatura, e velocidade do som e espectro de atenuação. Capacidade de titulação automatizada, permitindo a medição dos efeitos de um reagente no tamanho de partícula. A opção de equipamento ZETA-APS inclui a medição do potencial Zeta.

*Matéria publicada no Boletim Braseq de Outubro

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
Anônimo
11 de outubro de 2016 às 10:59

Como eu consigo analisar amostras nas quais a composição não há matriz no equipamento ZETA APS?

Resposta
avatar