Medidores de espessura de revestimento por ultra-som

Medidores de espessura de revestimento que utilizam tecnologia ultra-sônica estão se tornando cada vez mais populares. Eles auxiliam ou substituem métodos destrutivos para medir a espessura dos revestimentos sobre madeira e/ou produtos feitos desse material.

Revestimentos servem para várias funções: alguns são projetados para restaurar, proteger, impermeabilizar e embelezar as estruturas de madeira, outros são especificamente formulados para selar e preencher os poros e proporcionar uma textura de superfície esteticamente agradável.


Por que medida de espessura?

Os revestimentos são projetados para executar melhor sua função – proteger, embelezar, impermeabilizar ou restaurar- conforme especificado pelo fabricante. 
Normalmente, quanto mais espessa a cobertura, mais durável o acabamento. No entanto, este nível de qualidade não pode ser determinado apenas com o olhar, já que se a empresa falhar no controle e verificação da qualidade do revestimento estará desperdiçando produto e, consequentemente, dinheiro.
Além disso, a aplicação de espessura de filme excessiva pode reduzir drasticamente a eficiência geral. Finalmente, testes regulares podem reduzir o número de retrabalhos internos e recalls devido defeitos de acabamento.

Tecnologia de medida por ultra-som

Profissionais da área já estão familiarizados com vários aspectos do teste de ultra-som, na qual a energia do som é usada para realizar exames e fazer medições. Testes de ultra-som podem detectar e avaliar falhas, dimensões, caracterização de materiais e muito mais.
O primeiro instrumento portátil projetado para a medição de espessura de revestimento apareceram no mercado há 14 anos e agora estão em sua quarta geração. Esses equipamentos utilizam um transdutor de elemento único e avançadas técnicas numéricas para filtrar e melhorar ecos digitalizados, além disso, a tecnologia de medida por ultra-som possuem fácil manuseio, são acessíveis e confiáveis.
O Positector 200 da Defelsko é um medidor universal de espessura de filmes de revestimento que utilizam a tecnologia por ultra-som e são indicados para medidas de espessura em substratos não metálicos.



COMPARTILHAR
Anterior
Proxima