Espessura de filme – medida em substratos molhados


   A espessura correta da tinta ou revestimento é um parâmetro importante na indústria de tratamento de superfície.
  O desempenho de um sistema de revestimento é baseado em sua correta aplicação, portanto, seja em camadas para acabamento ou em camadas intermediárias é importante que seja especificado um limite de espessura de revestimento mínimo e máximo- é comum que tanto a espessura de filme seco quanto molhado deve ser especificada. 
   Embora o filme seco seja o parâmetro principal do filme, muitas vezes o filme molhado é medido durante a aplicação, a fim de dar ao operador uma indicação da espessura da película aplicada. Ou seja, a medição de espessura de filme úmido durante a aplicação identifica a necessidade de correções.
   Além disso, a relação entre a espessura de filme seco e molhado depende do volume de sólidos no revestimento. A espessura da película aplicada molhada depende de muitas variáveis como o tipo de revestimento, o método de aplicação (pincel, rolo, spray, eletrostática, etc), qualidade do equipamento, operador, material de substrato, o tamanho e a forma da peça, etc. 

Conheça o instrumento indicado para medições em substratos molhados:

   O TQC Wet Film, ou medidor tipo pente, é um instrumento hexagonal/octagonal indicado para medidas de espessura de filme molhados. Confeccionado em aço inoxidável pesado a prova de solvente e resistentes ao tempo. 
   Possui três modelos para diferentes aplicações:
  • WG1: 20 – 370 mM, para tintas decorativas e primes
  • WG2: 25 - 2000 mM, para revestimentos de proteção e com alto teor de sólidos
  • WG3: 50 - 10.000 mM, geometria octogonal para filmes espessos para revestimento de assoalhos, a prova de fogo, adesivos, etc.


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima