Reologia Aplicada: que informações podem ser avaliadas com reômetros?




Escoamento de polpas de minérios através de tubulações, aplicação de creme, pomada ou hidratante na pele, pintura de parede com rolos ou pincéis, dimensionamento de bombas, trocadores de calor, agitadores, espalhamento da manteiga sobre o pão e a saída do catchup de seu frasco são exemplos de como a reologia pode ser aplicada e explorada.
Mas afinal, o que é reologia? Reologia é a ciência que estuda como os corpos escoam ou se deformam quando submetidos a determinadas forças ou cisalhamentos. O material pode também estar no estado sólido, líquido ou gasoso.
A determinação da viscosidade e do comportamento reológico dos produtos podem ser feitos através de viscosímetros cinemáticos, por queda de bola e rotacionais, sendo que esses últimos apresentam grande versatilidade de aplicação permitindo a análise de produtos Newtonianos, não Newtonianos e Visco-elásticos.
Os fluidos Newtonianos, também chamados fluidos ideais, apresentam proporcionalidade entre os parâmetros taxa e tensão de cisalhamento e a essa relação é dada o nome de coeficiente de viscosidade ou, simplesmente, viscosidade. São exemplos de produtos Newtonianos: água, leite, óleos vegetais, soluções de glicerina, silicones.
Por outro lado, os fluidos Não Newtonianos apresentarão uma relação não-linear e não-proporcional entre os parâmetros taxa e tensão de cisalhamento. Assim, o valor de viscosidade aparente dependerá da condição de cisalhamento ao qual o material for submetido. Temos como exemplos desses produtos: tintas em geral, adesivos, condicionadores, cremes hidratantes, chocolate, catchup.
Os chamados fluidos viscoelásticos exibem componentes elásticas, relacionadas a propriedades de sólidos, e viscosas, relacionadas a propriedades de líquidos. Esses materiais, quando submetidos a determinadas forças tendem a se deformar como sólidos, mas quando a força cessa, existe tendência a recuperação de sua estrutura.
Curvas de fluxo ou de comportamento reológico, ensaios de tensão de escoamento e de deformação - recuperação são ferramentas muito usadas na caracterização dos fluidos. Reômetros que permitem o controle da taxa de cisalhamento (CR) ou da força ou torque (CS) são indicados para uma avaliação completa das propriedades acima relacionadas. Os reômetros R/S da Brookfield possuem essas características além de serem robustos, fáceis de manusear e permitirem a utilização de diversas geometrias de cisalhamento (cilindros, cones, placas e vanes).

*Material publicado no boletim Braseq de dezembro. Para receber nosso boletim basta enviar um e-mail para marketing@braseq.com.br e solicite sua inclusão em nosso mailling

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima