Quantificando a contaminação de alimentos com o Analisador de Textura



  Controle de contaminação em alimentos é uma questão extremamente importante para todos: consumidores, restaurantes, delicatesses, supermercados e companhias alimentícias. Muitos estudos têm sido desenvolvidos por empresas desse segmento, inclusive uma pesquisa que utilizou o analisador de textura para um experimento inédito, no qual o equipamento foi utilizado para estudar a transferência de bactérias de superfícies para os alimentos.
   O estudo foi realizado para descobrir quais fatores são mais importantes na determinação de como as bactérias podem se transferir de qualquer superfície que entre em contato com alimentos. Analisadores de textura são usados para estudar a estrutura de produtos alimentícios através da medição da resposta do item para a aplicação de forças controladas e essa habilidade de avaliar o comportamento do alimento mediante uma força controlada foi o motivo para sua escolha neste estudo. 
O analisador de textura fornece pressão de contato constante, em kPa ou psi, entre a superfície de preparação de alimentos inoculadas com bactérias e o alimento. Em estudos como este, a forças de contato são escolhidas juntamente com um tempo de contato. A condição da superfície de preparação de alimentos, o tipo de bactéria, e do produto alimentar específico são variadas. Nesse equipamento é fácil mensurar apenas a força de contato ou o tempo de contato, mantendo todo o resto constante para avaliar se a força ou o tempo também são importantes.
Analisadores de textura oferecem a flexibilidade necessária para muitos tipos diferentes de testes, além de perfis de sensação na boca, em uma fração do custo tradicional de compressão e máquinas de testes de tração.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima