A vida sem sacolinhas plásticas


   Começou a vigorar em 1º de janeiro a lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolinhas plásticas no comércio da cidade de São Paulo. Medida já adotada por outras cidades, como Jundiaí e Belo Horizonte, a vida sem sacolinhas é uma ótima opção para salvar o meio ambiente, veja como será seu dia a dia sem a sacolinha:


  • Para carregar suas compras utilize sacolas retornáveis (ecobags), caixas de papelão, que serão fornecidas gratuitamente pelos supermercados e carrinhos de compra, assim como já utilizados em feiras livres.
  • Para recolher os lixos de sua casa, você pode adotar um único lixo grande ou recorrer a lojas de material plástico que continuarão a vender as sacolas plásticas. A vantagem é que comprando o consumidor vai usar com muito mais consciência e economia do que quando ganhava no supermercado.
  • Assim como não foi proibido o uso dos sacos plásticos para lixo, os saquinhos transparentes para frutas e verduras também não estão proibidos - o princípio da lei é evitar o uso de outra embalagem de plástico para o mesmo produto.
  • Fica a dica: apenas os supermercados estão proibidos de distribuir as sacolas plásticas. Se o consumidor quiser levar o material de casa não corre o risco de ser multado, no entanto, optar por sacolas retornáveis é uma maneira de estar sempre prevenido e ainda fazer sua parte pelo meio ambiente.


*Imagem:Getty Images
 Fonte: Instituto Akatu e Revista IstoÉ

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima