Avaliação da viscosidade aparente de pasta de amidos nos viscosímetros Brookfield RVDV-II + PRO e Rápido Visco-analisador RVA-4

"Víscosímetros rotacionais são instrumentos utilizados para avaliar a viscosidade em diferentes tipos de produtos, incluindo suspensões e soluções de polissacarídeos como o amido, com destaque para usos na indústria alimentícia. Neste trabalho foi feita a comparação entre dois equipamentos, o Brookfield RVDV-II+PRO e o Rápido Visco-analisador RVA-4, usando-se as mesmas condições nos dois sistemas para facilitar a utilização dos equipamentos principalmente pela indústria. Pastas de amido foram produzidas em água deionizada e submetidas a análises sob as mesmas condições nos diferentes viscosímentos. Os resultados forma obtidos da relação que foi feita em gráfico composto pela viscosidade aparente (cP) e torque (%), partindo-se de no mínimo 18 pontos selecionados pelas temperaturas em comum. O que se observou pelas análises desenvolvidas com os amidos nativos de mandioca, milho e mandioquinha-salsa, amidos de mandioca ácido modificado 0,15mol L-¹ (HCI) e oxidado 2,0% (NaCIO) e polvilho azedo, foi que, para a mesma amostra, os valores de torque em um viscosímetro e de viscosidade em outro, estão diretamente relacionados, obtendo-se valores de R² próximos de 1, o que comprovou a possibilidade de uma interconversão entre os valores dos dois equipamentos através de equações para cada comportamento." (...)

Para visualizar o artigo completo acesse:

Obs: Artigo foi produzido pelo Profº Ivo Mottin Demiate (Eng. de Alimentos) e outros da UEPG. Publicado na Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima