Creme de Leite, Chantilly e Manteiga - Cor, Viscosidade e Textura no Controle de Qualidade.



A matéria prima para a produção dos cremes de leite, chantilly e manteiga são os lipídios, que no leite estão na forma de glóbulos de gordura com diâmetro variando de 0,5 a 10 mm envoltos por membrana. As propriedades físico-químicas do creme dependem de vários fatores como o estado dos glóbulos de gordura e da membrana, bem como sua concentração, além do tipo do leite, temperatura e manipulação (tipo de tratamento térmico, mecânico).

- Creme de Leite: Para fabricação do Creme de Leite, o leite é desnatado por centrifugação. Nos cremes de leite a composição entre sólidos e fluídos é equilibrada e devido ao acumulo dos glóbulos gordurosos muito pequenos, a textura é uniforme e cremosa. Os cremes de leite são emulsões com teores de gorduras produzidos em concentrações de 10% a 50%.

- Chantilly: O creme chantilly é produzido a partir de cremes de leite, com 30% a 40 % de gordura, que em batedeiras por ação mecânica, incorpora ar na fase líquida do creme formando uma emulsão cremosa.
Ao arear o creme de leite, as bolhas de ar fazem com que os glóbulos de gordura iniciem a coalescência, os núcleos de gordura adsorvem as bolhas de ar, estabilizam-se e unem-se às bolhas vizinhas.

- Manteiga: A manteiga é produzida a partir do creme de leite, que é neutralizado, pasteurizado e desodorizado. A aglomeração dos glóbulos de gordura é separada do soro por ação mecânica em batedeira. Posteriormente é feita a lavagem, a salga e amassamento.

§    Ferramentas de Controle
Para o controle de qualidade dos cremes de leite, chantilly e manteiga, são indicados alguns parâmetros, como, por exemplo, viscosidade, consistência, espalhabilidade e cor.


A consistência pode ser definida como o estado de um fluido líquido que tende a forma sólida. A utilização de viscosímetro rotacional em sua configuração tradicional pode reportar valores falsos de viscosidade em substâncias que devido à natureza dos seus valores de tensão de escoamento, propiciam a formação de canal após o cisalhamento da amostra. O dispositivo Helipath Ametek Brookfield foi projetado para atuar junto ao viscosímetro, penetrando na amostra com um sensor de cisalhamento tipo “T” em movimento helicoidal, propiciando uma leitura de viscosidade mais representativa.

O controle e avaliação da consistência também podem ser obtidos a partir do uso do Analisador de Textura modelo CT3 da Ametek Brookfield, em conjunto com a ponta de prova TA-MP. Outras propriedades, tais como dureza, espalhabilidade, firmeza, presença de grumos, fragilidade, oleosidade e aderência, também podem ser determinadas usando o CT3, comumente aplicadas à textura da manteiga e margarina, que podem variar dependendo da temperatura, origem do leite ou óleo e teor de gordura. O CT3 é um instrumento muito utilizado em processos de controle de qualidade industrial, devido a sua fácil operação e seu custo benefício.


A cor é outro parâmetro importante que dever ser avaliado no controle de qualidade durante todas as etapas de produção, desde o recebimento de matéria prima, no processamento e no produto final, seguido pela análise de aparência do produto. A cor pode ser um indicativo de alteração do processo, relacionadas à matéria prima e condições de processamento (temperatura, homogeneização, filtração, agitação, adição de corantes naturais, etc). A cor e aparência também se relacionam às propriedades como estabilidade, envelhecimento e degradação, essenciais para o acompanhamento do teste de vida de prateleira “shelf-life” em produtos finais. A utilização de instrumentação para quantificação e qualificação, tem sido cada vez mais recomendada em substituição ao método de análise visual que é subjetivo.  Para tanto, é necessário a seleção de instrumentação correta, a fim de se obter a melhor resposta representativa às características visuais produto.



O espectrofotômetro modelo Colorflex EZ do fabricante Hunterlab é uma excelente ferramenta aplicada para o controle das variações de cor e aparência, utilizado tanto em laboratório ou em produção.  Sua geometria construtiva 45°/0°, representa com melhor aproximação a cor e a aparência capitada pela visão humana, sendo ideal para análises de líquidos, pastas, pós e materiais sólidos opacos ou translúcidos. Atende plenamente os requisitos do CIE (Comissão Internacional de Iluminação) e principais normas para medição de cor. Os resultados podem ser representados em várias escalas de cor em função das condições de iluminação e observador estabelecidos pelo CIE, em valores absolutos e diferenças, plotagem gráfica das diferenças de cor ou dos dados espectrais e plotagem gráfica espectral.



Para maiores informações sobre estes e outros modelos de equipamentos para controle de qualidade e desenvolvimento de produtos lácteos, acesse nosso site www.braseq.com.br ou envie-nos um email para atendimento@braseq.com.br.


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima