Análise de Cor - ColorFlex EZ


                                  Análise de Cor em Citrus

A cor é frequentemente usada como indicação de qualidade e frescor  para produtos alimentícios; isto aplica-se especialmente ao suco de laranja onde é preferida uma cor vermelho-alaranjada.

Originalmente, os fabricantes de suco cítrico usavam métodos subjetivos para avaliar a cor da amostra. Eles realizavam comparações visuais de suco de laranja em um tubo de vidro padrão com um conjunto de comparadores plásticos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também acondicionados em tubos de vidro. Os resultados deste método eram muitas vezes inconsistentes e não confiáveis.

Nas décadas de 1950 e 1960 várias empresas estavam realizando pesquisas no intuito de desenvolver um instrumento capaz de medir objetivamente a cor do suco de laranja. No início, a HunterLab desenvolveu o medidor de citrinos D45. O atual instrumento HunterLab usado para a medição de suco de laranja é o ColorFlex EZ Citrus. Este espectrofotômetro compacto é usado para medir a cor de laranja fresca e concentrada, toranja e suco de limão. As medições ainda são feitas com amostras contidas no mesmo tipo de tubo de vidro que foi usado para as primeiras avaliações visuais.

O equipamento foi desenvolvido utilizando a geometria 45°/, que mede a cor da forma que o olho humano a enxerga, e o sistema é composto por um suporte que mantém o tubo com a amostra na correta posição de leitura, garantindo a reprodutibilidade e precisão das mesmas.


O ColorFlex EZ Citrus fornece os índices Citrus Red (CR), Citrus Yellow (CY) e Citrus Number (CN), calculados a partir dos Valores Tristimulus XYZ CIE. Esses índices foram inicialmente referenciados para uso em suco de laranja concentrado mas na prática podem ser usados para outros como toranja e limão. Qualidade, com precisão, pode ser avaliada rapidamente!

Para mais informações sobre equipamentos para análise de cor aplicada a sucos e bebidas e seus derivados entre em contato com a BrasEq pelo site:  ww.braseq.com.br/contato ou Whatsapp 11 97277-3576.


#BrasEq35anos #BBE #BrasEq #tecnologianamedidacerta #sucodelaranja #hunterlab #citrus #USDA #citrusredness #citrusyellowness #citrusnumber #ColorFlex



COMPARTILHAR
Anterior
Proxima