Goniofotômetro IQ

 



Em se tratando de promover sensações visuais, notamos que o acabamento dos produtos é um fator primordial para a decisão do cliente. Ao considerarmos o Brilho e sua importância na aparência dos produtos, devemos considerar também algumas falhas ou efeitos que podem impactar de forma positiva ou negativa na superfície dos produtos.

Efeitos como o Haze e Casca de laranja afetam diretamente a aparência e qualidade da imagem refletida, já que podem ser causados por falhas na formulação, processo e acabamento de interiores e exteriores.

Os principais parâmetros analisados pelas indústrias automotivas, moveleiras, de tintas, pisos e revestimentos são:

Reflectance Haze - Efeito da dispersão refletiva, conhecido também como efeito névoa de reflectância comumente detectado em superfícies foscas ou não polidas.

Com Haze
Com Haze

Sem Haze

Distinctness of Image (DOI) - Uma medida de quão claramente uma imagem refletida aparecerá em uma superfície refletiva. A casca de laranja reduz drasticamente a qualidade da aparência sem afetar as leituras de brilho. OS dois painéis de teste abaixo medem de forma idêntica com um medidor de brilho padrão. O Rhopoint IQ com medição RIQ/ DOI pode quantificar as diferenças destacadas.

Reflected Image Quality (RIQ) - Usado para quantificar efeitos como casca de laranja e ondulação da superfície. Este novo parâmetro fornece resultados de resolução mais alta em comparação com a medição de Distinção de Imagem (DOI) e imita melhor a percepção humana da textura da superfície, especialmente em acabamentos de alta qualidade, como automotivo.

Sintomas de RIQ ruim - casca de laranja, marcas de pincel, ondulação ou outras estruturas visíveis na superfície. As imagens refletidas são distorcidas.

Causas - Problemas de aplicação, fluxo incorreto do revestimento, viscosidade do revestimento muito alta/baixa, queda ou fluxo do revestimento antes da cura, tamanho/distribuição de partícula incorreta, pulverização excessiva, tempo de repintura, compatibilidade entre demãos, tempos de cura incorretos e temperatura de cura.

RSPEC - O valor de brilho máximo em um ângulo muito estreito. Este parâmetro é muito sensível à textura da superfície e pode ser usado para identificar diferenças sutis em superfícies lisas.

O goniofotômetro Rhopoint IQ foi desenvolvido para quantificar os efeitos destacados acima, além de analisar o brilho em 3 ângulos distintos, sendo eles:

Brilho - A geometria de medição correta deve ser usada de acordo com o acabamento da amostra.

• Fosco: 85°

• Brilho médio: 60°

• Alto brilho: 20°



Para mais informações sobre equipamentos e análises aplicadas a brilho e seus efeitos, entre em contato com a BrasEq pelo site: ww.braseq.com.br/contato ou whatsapp  (11) 97277-3576.


#BrasEq35anos #BBE #BrasEq #tecnologianamedidacerta #aparencia #brilho #controledequalidade #acabamento #pintura #inspecao


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima