O corpo humano, através de seus receptores, é capaz de registrar diversos tipos de sensações e emoções que são processadas por nosso cérebro, fazendo-nos criar perspectivas diferentes para cada uma dessas informações recebidas.
Por meio da visão recebemos informações dos objetos e suas silhuetas, cores e suas aparências e, texturas e suas sensações.
O parâmetro do brilho definido como "O atributo das superfícies que faz com que elas tenham aparência metálica brilhante ou lustrosa" e, assim como a cor, é um aspecto da percepção visual dos objetos tão importante quanto à cor quando se considera o impacto psicológico dos produtos no consumidor, e ambos dependem de um iluminante, de uma amostra e um receptor.
O controle do brilho é importante por alguns motivos, tais como:
• Avaliar a qualidade dos produtos analisando os efeitos dos recobrimentos em diversos tipos de superfície como: metal, madeira, plástico e vidros;
• Manter padrões de acabamento em componentes automotivos, aeronáuticos, eletrodomésticos e móveis;
Este parâmetro pode ser analisado em diferentes ângulos, dependendo do acabamento ou textura aparente de cada produto, e os três principais ângulos são:
• 20° - Utilizado em medições de materiais com altíssimo brilho, acima de 70 GU.
• 60° - Padrão universal, amplamente utilizado em medições de materiais com alto, médio e baixo brilho.
• 85° - Utilizado em medições de materiais com brilho abaixo de 10 GU.
Com essa analise é possível identificar, quantificar e corrigir falhas na aparência dos produtos: