Análise Reológicas de Cosméticos


 Análises Reológicas para qualidade e desenvolvimento cosméticos

Para analisar o comportamento da matéria-prima ou a aplicação de seu produto, seja ele líquido ou semissólido, a análise reológica permite simular as etapas de produção ou assegurar a sensação ideal na aplicação. Conhecer o comportamento reológico do produto permite garantir que este irá proporcionar a melhor experiência de uso possível, como no uso de uma loção, espalhando um creme hidratante ou ao forçar um creme para fora do tubo.

O reômetro RSX é um instrumento destinado a análises com taxa ou tensão de cisalhamento controlada, possibilitando uma sofisticada análise reológica como a determinação das curvas de fluxo, tixotropia, testes de deformação e recuperação, além da avaliação de viscosidade em função de temperatura e modelagem matemática do comportamento reológico em métodos como Newton, Bingham, Casson, Ostwald e Hershel-Bulkley.

Entre os produtos que podem ser analisados reologicamente, como cremes hidratantes e loções, a determinação das propriedades reológicas permitem compreender seu comportamento, simulando em bancada diversas condições de processo, como bombeamento, repouso ou escoamento dentro de tubulação. Permitindo que o produto esteja na condição ideal para o usuário final.

Um exemplo de análise é a possibilidade de obtenção da curva de fluxo (viscosidade pela taxa de cisalhamento), que permite compreender o comportamento reológico do produto. Para cosméticos, usualmente a viscosidade diminui com o aumento da taxa de cisalhamento aplicada, como mostrado no gráfico do exemplo acima. Uma das informações que pode ser obtida da curva de fluxo é a primeira sensação do cosmético na pele, no platô com as menores taxas de cisalhamento (alta viscosidade). 

Outro exemplo de resultado é a medição da tensão de escoamento, isto é possível através da aplicação de uma força em um fluido com uma estrutura definida, mudando o equilíbrio de modo a criar uma força elástica. O ponto de transição do comportamento viscos para o elástico é chamado de tensão de escoamento. A partir do momento que a tensão de escoamento for excedida o produto iniciará o escoamento. A importância da determinação da tensão de escoamento ocorre pois ela que determina a firmeza e a textura aparente do produto e a força necessária para espalhá-lo, além da força necessária para iniciar a extrusão em um tubo. Se o produto tiver uma tensão de escoamento elevada, ele pode aderir a parede da embalagem e não escoará devido apenas a seu peso próprio. E se for muito baixa não apresentará consistência (terá um escoamento facilitado).

Além dessas análises, o reômetro RSO permite a quantificação do comportamento viscoelástico do material ao realizar análises oscilatórias. Uma senoide de tensão é aplicada à amostra e é avaliado o ângulo de deformação da resposta. Amostras sólidas possuem um ângulo de faze de 0°, como madeira e metal a temperatura ambiente. Amostras puramente líquidas apresentam ângulos de fase de 90°, como água e óleo. Materiais cosméticos, usualmente apresentam comportamento viscoelástico, possuindo ângulos de fase entre 0° e 90°. O reômetro oscilatório RSO permite identificar o ângulo de fase do seu produto e quantificar os parâmetros viscoelásticos, como o módulo de armazenamento (G’) e o módulo de perda (G’’).

A BrasEq possui em sua linha de produtos, os modelos de reômetros RSX e RSO, produzido pela AMETEK Brookfield, a referência mundial em medição de viscosidade há mais de 85 anos. 

Para mais informações sobre sobre este instrumento entre em contato com a BrasEq pelo site:  ww.braseq.com.br/contato ou Whatsapp 11 97277-3576.


#BrasEq35anos #BBE #BrasEq #tecnologianamedidacerta #reômetro #reologia #pesquisa #AMETEKBrookfield #controledequalidade #cosmeticos #beauty #beleza




COMPARTILHAR
Anterior
Proxima