PosiTector 200

     

Vantagens da Análise de Espessura de Camada por Ultrassom

Os revestimentos são projetados para desempenhar melhor sua função pretendida quando aplicados dentro de determinadas faixas de espessura, conforme especificado pelo fabricante do revestimento.

Uma espessura consistente de revestimento é primordial ao aplicar camadas de certos produtos, pois ao aplicar uma quantidade superior à recomendada, podem ocorrer rachaduras ou falhas no acabamento.

Em muitos casos, ao utilizar uma faixa de espessura superior à 127µm (5 mils), devido a composição, alguns produtos podem secar e criar rachaduras, pois ficam mais duros que outros tipos de revestimento, como é o caso dos vernizes.

Outro exemplo são os painéis de MDF, onde a espessura do revestimento em pó normalmente varia entre 76 e 228µm (3 e 9 mils). Normalmente, quanto mais espessa a cobertura, mais durável é o acabamento. 

          

Análise por ultrassom

Na indústria é comum testar a espessura dos revestimentos para fins de controle de qualidade e inspeção. Quando a base é metálica, é utilizado um método eletromagnético.

Como esses instrumentos não podem medir a espessura dos acabamentos sobre a madeira, técnicas alternativas foram usadas, incluindo:

Corte transversal óptico (cortando a parte revestida e visualizando o corte microscopicamente)

Medição de altura (medição antes e depois com um micrômetro)

Gravimétrico (medindo a massa e a área do revestimento para calcular a espessura)

Esses testes são demorados, difíceis de realizar e estão sujeitos à interpretação do operador e outros erros de medição. Para obter uma amostra estatisticamente representativa, vários produtos de madeira de um lote podem precisar ser descartados como parte do processo de teste destrutivo.

Com a chegada dos instrumentos ultrassônicos, muitos inspetores passaram a realizar análise de espessura não destrutiva.


O método de operação

O teste ultrassônico funciona enviando uma onda ultrassônica em um revestimento usando uma sonda com a ajuda de um gel acoplante aplicado à superfície.

A vibração percorre o revestimento até encontrar um material com propriedades mecânicas diferentes – o som se propaga com velocidades diferentes em materiais diferentes.

A vibração, parcialmente refletida nesta interface, retorna até a sonda. Enquanto isso, uma parte da onda transmitida continua a se propagar além dessa superfície e o som continua a atravessar os demais materiais que encontrar pela frente. (Figura 4)

Como pode ocorrer um número potencialmente grande de ecos, o medidor é projetado para selecionar o eco máximo ou “mais alto” a partir do qual identificou uma medição de espessura. O medidor ignora ecos mais suaves de imperfeições de revestimento e camadas de substrato.

Por que adquirir um medidor de espessura de camada ultrassônico?

Medições de espessura rápidas e não destrutivas agora podem ser feitas em materiais que anteriormente exigiam testes destrutivos ou análises de laboratório. Essa nova tecnologia melhora a consistência e o rendimento na sala de acabamento. Potenciais reduções de custos incluem:

• Minimizam o desperdício do excesso de revestimento, controlando a espessura do revestimento que está sendo aplicado

• Minimizam o retrabalho e o reparo por meio de feedback direto ao operador e controle de processo aprimorado

• Eliminam a necessidade de destruir ou reparar objetos fazendo medições destrutivas da espessura do revestimento


Entre em contato com a BrasEq e solicite a demonstração dos equipamentos destinados análise de espessura de camada pelo site:  ww.braseq.com.br/contato ou Whatsapp 11 97277-3576.



#BrasEq35anos #BBE #BrasEq #tecnologianamedidacerta #controledequalidade #acabamento #pintura #inspecao #espessura #revestimento #industria #tecnologia



 


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima