A famosa frase: “comer com os olhos”, poderia ser facilmente ser substituída por “escolhemos com os olhos”. Pois, ao escolher uma carne, utilizamos diversos parâmetros sensoriais, sendo os principais a sua aparência da cor e a sua textura.
Avaliamos visualmente e com o toque, e através da interação que temos com o alimento, chegamos à conclusão que o produto está fresco, macio ou suculento. Para atender esse mercado, a BrasEq, referencia em grandes empresas e universidades do mercado, apresenta como instrumentos essenciais para esse mercado, os espectrofotômetros Hunterlab e o texturômetro da Brookfield.
Os espectrofotômetros da Hunterlab são equipamentos para análise de aparência de cor, contendo vários índices e escalas que possibilitam quantificar a cor e trabalhar próxima do gosto do consumidor; Já o texturômetro CTX da AMETEX Brookfield pode avaliar a textura do alimento, fornecendo informações sobre a maciez, suculência, força de corte e mastigabilidade da forma mais precisa possível.
O texturômetro CTX da AMETEX Brookfield é um equipamento de ensaios universal capaz de executar testes de compressão e tração em diferentes tipos de amostras, quantificando as propriedades mecânicas de materiais e permitindo a correlação dos valores das propriedades com os parâmetros sensoriais, de forma reprodutível e precisa, podendo analisar da embalagem utilizada (como a força de selagem da embalagem) ao produto final (como a maciez e a força de cisalhamento da carne), garantindo a qualidade do produto, sua procedência e a vida de prateleira.
Isto é possível devido ao desenvolvimento de diferentes tipos de pontas de prova e dispositivos que permitiram a ampliação da aplicação do instrumento para realização de tração, cisalhamento e compressão. Correlacionando os dados da análise com as sensações que sentimos quando, por exemplo, comprimimos a carne com nosso dedo para avaliar sua maciez (utilizando uma ponta esférica para mimetizar , ou quando cortamos a carne com nosso dente .
Alguns outros exemplos de aplicações e pontas de prova são: a Lâmina Mohrs (TA-52) ou a Lâmina reta (TA-SBA) usadas em testes de corte e cisalhamento de carnes, aves, peixes ou similares.
E o dispositivo Volodkevich (TA-VBJ) que pode ser utilizado como simulador da mastigação através de cisalhamento para testes em produtos à base derivados cárneos embutidos.
Para mais informações sobre essas análises aplicadas a indústria de carnes entre em contato com a BrasEq através do link https://www.braseq.com.br/contato ou de nosso whatsapp (11) 97277-3576 com o Código #Textura