Por que medir textura?


   Bolo macio. Bolacha crocante. Massa consistente. Você pode não saber, mas a análise de textura está mais presente no seu dia a dia do que imagina.
   Talvez pelo maior contato que temos com os alimentos as características texturiais acabam sendo mais acentuadas, no entanto, elas também podem ser encontradas em cosméticos, produtos farmacêuticos, embalagens, materiais industriais e até mesmo em materiais do tipo cola.

Mas afinal, o que é textura?

   Textura é a capacidade do ser humano de reconhecer e avaliar as características intrínsecas de um produto. A análise de textura está relacionada, portanto, com as características sensoriais e físicas que interferem no comportamento do produto durante a mastigação e deglutição, transporte e preparo.
   Nesse sentido, o objetivo da análise de textura é medir as propriedades mecânicas de um produto e como elas se relacionam com as propriedades sensoriais detectadas pelo ser humano. E mais, é garantir sua aceitabilidade mercadológica e assegurar padrões de qualidade e regularidade.
   O texturômetro Brookfield foi especialmente desenvolvido para atender as necessidades do mercado, permitindo aos usuários maximizar o valor prático dos seus estudos de textura em todos os ambientes de teste.
   Voltado para a análise de produtos sólidos e semi-sólidos, os equipamentos para análise de textura da Brookfield simulam quase todas as condições impostas durante a fabricação ou manipulação de uma vasta gama de alimentos, materiais industriais e produtos para cuidados pessoais. 

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima