Atividade de água – como se dá a migração de umidade


   
Quando dois ou mais produtos são selados em uma embalagem é quase certo que haverá um câmbio de umidade, ou seja, a migração de umidade, ao longo do tempo, pode transformar um biscoito fino em uma massa disforme. 
   Por ser comum misturar diversos ingredientes com diferentes atividades de água, a migração de umidade pode criar caroços duros como pedras, portanto, estes são exemplos de por que os dados de atividade de água são tão importantes. 
   Se você sabe a atividade de água de seus componentes, você sabe qual deles vai ganhar e perder umidade. O mesmo não vale para teor de umidade. Na verdade, às vezes, a umidade irá mover-se do componente com mais baixa umidade para o de maior umidade - atividade de água só pode dizer se isso vai acontecer.
   Como você pode usar esta informação?
- Use o AQUALAB 4TE Medidor de Atividade de água para medir a atividade de água dos componentes do seu produto. Assim como você sabe os números, você saberá quais componentes vão ganhar e perder umidade.
- Use o AQUALAB Analisador de Isotermas de Sorção para estudar o quão rápido a migração de umidade ocorre. Este instrumento permite que você veja a rapidez com diferentes produtos e levar até perder a umidade.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima