A aplicação de revestimentos por pintura é uma técnica de proteção de superfícies e a formação do filme ou da película é um fenômeno importante na tecnologia das emulsões usadas em tintas, pois desse filme dependem muitas das propriedades dos revestimentos correspondentes.
Para ter controle mais preciso sobre a formulação de alguns produtos como látex, emulsões, adesivos e revestimentos à base de água, muitas indústrias analisam a Temperatura Mínima de Formação Filme ou MFFT, afim de determinar a temperatura mínima de formação de filme e o ponto branco em tintas e revestimentos à base de água, dispersões de polímeros, látex sintético e emulsões.
A TMFF geralmente está intimamente relacionada à temperatura de transição vítrea (Tg), mas não é sinônimo dela. Apesar da semelhança entre os parâmetros, a TMFF é melhor determinada pelo uso da barra MFFT.
Em casos de emulsões, a formação de filme ocorre através do processo de evaporação da água. Neste processo, a coalescência ocorre quando as partículas poliméricas se unem enquanto o volume de água diminui, ou seja, a água é absorvida ou evaporada e ocorre a secagem do filme aplicado que se funde ao substrato, tornando-se um revestimento.
Alguns agentes coalescentes são fundamentais para uma boa formação de película, por isso é possível identificar e corrigir falhas em formulações, processos produtivos e até armazenamento do produto.
Para mais informações sobre essas análises aplicadas a temperatura mínima de formação de filme, entre em contato com a BrasEq pelo site: www.braseq.com.br/contato ou whatsapp (11) 97277-3576.
#BrasEq35anos #BBE #BrasEq
#tecnologianamedidacerta #TMFF #MFFT #controledequalidade #revestimento #tinta
#brasil #laboratorio