CTX - Análise de Embalagens


Análise de Embalagens em Produtos Farmacêuticos

Até a década de 80, praticamente todos os medicamentos existentes no mercado eram vendidos na forma líquida e armazenados em embalagens de vidro, pois seu intuito era apenas de conservar o medicamento. Com a disseminação dos medicamentos sólidos, as embalagens ganharam também a função de atuar como ferramenta de marketing, para gerar uma identificação do produto e auxiliar na divulgação.

Atualmente, as embalagens de fármacos (seja a caixa ou revestimento do material) são fundamentais para criar a imagem e identidade do produto para o fornecedor, além da função original de preservação do medicamento e o seu controle é essencial para assegurar a melhor experiência do consumidor, cada vez mais exigente.


O texturômetro CTX da AMETEX Brookfield pode realizar a avaliação de diversas embalagens de produtos farmaceuticos, fornecendo dados para análise de diversas embalagens, sejam frasco, tubo e blister. Este equipamento possui diversas pontas de provas e acessórios que podem substituídas para diferentes análises utilizando o mesmo instrumento.

Para avaliar a força para deformar ou romper o Blister, foi desenvolvida um dispositivo (TA-BPS) que imita a ação de um dedo humano, e com a ação de compressão do equipamento pode simular a pressão exercida no o blister para garantir a integridade e qualidade do produto quando extraído a partir desse tipo de embalagem.

Com outro acessório (TA-CLT) é possível avaliar a força para dividir a cápsula gelatinosa dura, utilizando um teste de tensão que quantifica a resistência e elasticidade da mesma.

Para a análise de seringas (TA-STJ), há um dispositivo que permite avaliar a força requerida para deslocar (puxar/empurrar) o pistão e êmbolo da seringa.

Com o dispositivo para teste de extrusão transversal (TA-TEF), o instrumento pode analisar a força necessária para expulsar o produto de seu tubo, permitindo analisar a força de extrusão de semi-sólidos tais como creme ou géis dentais e pomadas dentro da bisnaga de forma contínua utilizando um teste de tração.

É possível também avaliar a força de acionamento de inaladores, através de dispositivo que permite a simulação do acionamento do botão do inalador, para assegurar a consistência no desenvolvimento e produção de novos sistemas de válvulas.

Para os frascos, as tampas poliméricas podem ser analisadas de acordo a ISO 8871-5, que requer um teste de penetrabilidade com uma agulha hipodérmica, assegurando uma força máxima de 10N (requerida pela ISO).

Para mais informações sobre essas análises aplicadas a indústria farmacêutica, entre em contato com a BrasEq pelo site: www.braseq.com.br/contato ou whatsapp (11) 97277-3576.


#BrasEq35anos #BBE #BrasEq #tecnologianamedidacerta #texturômetro #capsulas #medicinaporamor #AMETEKBrookfield #controledequalidade





COMPARTILHAR
Anterior
Proxima