Análise do Comportamento do Fluxo de Pó - PFT



Análise do Comportamento do Fluxo de Pó - PFT

Devido a diminuição da percepção de sabores e odores desagradáveis e maior estabilidade quando comparada com outras formas farmacêuticas, houve nas últimas décadas a disseminação a utilização de sólidos orais nos tratamentos médicos. Entre os sólidos encontrados estão os comprimidos, que são formas farmacêuticas que possuem formato variável obtidas pela compressão de pós (por via seca ou úmida). O processo de compressão proporciona alta produtividade, entretanto, exige atenção a certos aspectos de formulação como uniformidade, densidade, compressibilidade e fluidez.

Entre as dificuldades no trabalho com pós, está a obtenção de dados precisos sobre a sua fluidez e a real influência de adjuvantes (materiais inertes),  pois usualmente são obtidos por métodos manuais, gerando alta imprecisão e que ao não serem ajustados previamente podem ocasionar em seguidas interrupções de processo e, em casos extremos, causar acidentes graves devido à pressurização do silo. Outro parâmetro fundamental é a sua densidade e compressibilidade, pois garantem a uniformidade dos produtos.

Para verificar se os aglutinantes ou promotores de fluidez estão realmente melhorando a fluidez e para ajustar com mais precisão a dosagem de matrizes, a AMETEK Brookfield desenvolveu o equipamento PFT, que através de células de cisalhamento anular realiza análises de maneira fácil, rápida e com informações precisas sobre o fluxo de pó. Além de permitir a análise da estabilidade na armazenagem e prolongamento de vida de prateleira.

O equipamento é operado através do software Powder Flow Pro, que realiza testes para determinação da curva de fluidez, ângulo de atrito interno e de parede, densidade aparente, determinação de diâmetro de arco coesivo e buraco de rato (“rat hole”), ângulo de descarga e semi-ângulo de Hopper.

O PFT possui um design compacto, cabendo facilmente em uma bancada e além do desenvolvimento de produtos, pode ser utilizado no recebimento de matérias-primas e no controle de qualidade do produto acabado, garantindo sua aplicabilidade. A predição de aglomerados ou caking pode verificada com testes de tempo de consolidação, simulando condições de armazenamento, possuindo para análises duas geometrias de célula de cisalhamento, aletada e lisa.

     

Quer conhecer mais sobre os ensaios de fluidez de pó? Contate um de nossos especialistas pelo whatsapp: (11) 97277-3576.


#BrasEq35anos #BBE #BrasEq #Brookfield #AMETEKBrookfield #tecnologianamedidacerta #reologia #pesquisa #controledequalidade #fluidez



COMPARTILHAR
Anterior
Proxima