Viscosidade em Asfalto

 


A história da pavimentação no Brasil teve início em 1861, de lá para cá, a presença do asfalto nas ruas só tem aumentado, existem várias razões para o uso intensivo do asfalto em pavimentação, principalmente por agir como um ligante criando uma forte união dos agregados e consequentemente uma flexibilidade controlável.

O asfalto possui comportamento termoviscoelástico, influenciando diretamente o desempenho das misturas asfálticas, aumentando ou diminuindo a viscosidade, dependendo da faixa de temperatura. Cimentos asfálticos de petróleo, também conhecidos como CAP, passam por diversos ensaios para identificar se está adequado para pavimentação, o DNIT tem implementado o procedimento PRO-MeDiNa, visando aperfeiçoar e auxiliar projetistas no dimensionamento de pavimentos flexíveis, e uma das definições de ensaios obrigatórios é o controle da viscosidade já normatizados pela ABNT e ASTM.

Dentro do universo de pavimentação asfáltica, utilizam ligantes modificados por polímero e por borracha, com o objetivo de reduzir as adversidades causadas pelo tráfego pesado e as condições climáticas nas malhas rodoviárias e para que essa modificação seja viável técnica e economicamente é necessário que o polímero se misture adequadamente com o asfalto, melhorando as características de fluidez do asfalto a altas temperaturas, assim a viscosidade do ligante precisa ser controlada.

Utilizando no viscosímetro Brookfield DVNext o cilindro coaxial (SC4-21) conforme mencionado nas normas ABNT NBR 15184 / ASTM D 4402, mergulhado na amostra em teste dentro da câmara do dispositivo Thermosel, é possível obter as informações necessárias para determinação das temperaturas de usinagem e compactação, resistência da pavimentação à degradação, através da curva de viscosidade versus temperatura.



Atualmente no Brasil, tem sido crescente o uso como alternativa a incorporação de pó de borracha moída de pneus inservíveis ao CAP, reduzindo problemas ambientais e trazendo melhorias para a mistura asfáltica sob vários aspectos. O controle de viscosidade desse asfalto modificado é realizado no viscosímetro Brookfield DVNext conforme mencionado nas normas ABNT NBR 15529 / ASTM D 2196.

Quer conhecer mais sobre os ensaios de ligantes asfálticos? Contate um de nossos especialistas através do whatsapp: (11) 97277-3576







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